Matrículas 2018 – Tudo que você deve saber

A Matrícula Rio 2018 está completa e auxilia a população mostrando como funciona o cadastro para a matrícula do Rio de Janeiro em 2018 em todas as suas etapas, estando o programa preparado para sanar possíveis dúvidas inclusive.

É necessário ficar atento pois as inscrições já estão abertas para 2018 e são muitos detalhes que devem ser observados para que ao final possa garantir a vaga na escola no próximo ano.

Como funciona o cadastro para a matrícula do Rio de Janeiro em 2018? Devemos saber primeiramente que o site da Matrícula Rio 2018 e é nele que é feita a inscrição através de uma ficha de cadastro com vários dados que devem ser preenchidos.

É estabelecido um prazo para a divulgação do resultado com o nome do aluno e o nome da respectiva escola em que a vaga se encontra reservada e por último a confirmação diretamente na unidade com toda a documentação necessária. É assim que funciona o cadastro para a matrícula do Rio de Janeiro em 2018.

Como funciona o cadastro para a matrícula do Rio de Janeiro em 2018

Esclareça suas dúvidas

Algumas dúvidas como preencher o formulário, procurar listas de escolas disponíveis que fazem parte da Matrícula Rio 2018, documentação necessária para levar na confirmação da matrícula e muitas outras podem vir a surgir.

Se surgirem, não se preocupe e procure no site a ferramenta correspondente que poderá lhe auxiliar.

Faça o seguinte:

– Na página principal você vai logo encontrar a opção “dúvidas? Veja o passo a passo da matrícula”. Clique neste item e você irá saber de todo o passo a passo correspondente e terá todo o esclarecimento pertinente até o momento final da confirmação da matrícula na escola.

– Nessa página ainda de “dúvidas” no site você poderá conferir 5 passos importantes para realizar a inscrição online e para outros processos é só clicar em “próximos passos” e seguir as instruções correspondentes.

– O site é completo e explica com detalhes todo o processo para que você consiga cumprir todas as exigências necessárias para que a matrícula seja, no final, devidamente confirmada/efetivada.

O processo todo é simples e rápido. Segue abaixo um resumo do mesmo para que se possa ter uma ideia de como funciona o cadastro para a matrícula do Rio de Janeiro em 2018:

1º Passo: Acesse através de um smartphone, computador ou tablet o Site da Matricula Rio 2018 (já informado acima).

2º Passo: Localize a opção “Faça sua Inscrição” e nesta opção você deverá informar corretamente todos os dados que forem solicitados. É aqui que se inicia, efetivamente, a inscrição para 2018.

3º Passo: Depois de concluída a inscrição online, com o correto preenchimento das informações solicitadas, você poderá consultar esta inscrição diretamente na opção “Consulte sua Inscrição”.

4º Passo: Depois de consultar sua inscrição e confirmar que todos os dados informados estão corretos, será preciso então aguardar o dia em que o resultado da matricula será devidamente informado e, a partir daí você poderá então fazer a consulta online deste resultado e saber em que escola a vaga do aluno está liberada para 2018.

5º Passo: Esse é o momento final. É o momento em que o pai ou responsável pelo aluno deverá ir presencialmente até a escola com toda a documentação necessária do aluno para confirmar então a vaga do mesmo. Este processo não pode ser realizado online, principalmente por causa dos documentos que precisarão ser entregues.

Seguindo o passo a passo acima, é praticamente certo que a vaga do aluno estará garantida para o próximo ano.

Transferência de unidade

Os alunos que precisarem realizar a transferência de uma unidade escolar para outra terão que, primeiramente, passar pelo mesmo procedimento de inscrição online citado acima, independente da modalidade em que o aluno for cursar, seja creche, pré-escola, ensino fundamental, e EJA (Educação jovens e adultos).

O procedimento para quem for fazer transferência do aluno é o mesmo que o de um novo aluno, pois é necessário fazer igualmente a inscrição pela internet, através do link matricula. Rio.

Nesse site você vai clicar na opção “Faça sua Inscrição”, conforme já citado acima, e na nova tela irá preencher a ficha de inscrição do aluno com os dados pertinentes e depois irá salvar estas informações, acompanhando o resultado em seguida.

Igualmente, para consultar o andamento desta inscrição, você irá clicar na opção “Consulte sua Inscrição” e, se desejar ainda ver o resultado da mesma, deverá clicar na opção “Veja seu Resultado”.

A consulta deverá ser realizada para que você possa estar ciente do momento em que deverá dar o próximo passo, ou seja, ir até a escola determinada, no qual está reservada a vaga para fazer a matricula, concluindo a transferência propriamente dita.

Serão solicitados alguns documentos para que de fato seja realizada a matricula do aluno. Geralmente pedem a Certidão de nascimento, Histórico escolar, Cópia do comprovante de residência, cartão de vacina, entre outros. Estes documentos são solicitados não só em transferências, mas também nos processos de matricula inicial.

No final, o processo de um e outro é praticamente igual, observadas algumas características específicas envolvidas nas transferências entre unidades. Você que vai fazer uma transferência entre unidades do ensino público já pode ir consultando a lista de “Relação de EDIS e Escolas”

Com esta consulta, você já vai poder ir verificando qual escola fica mais próxima de sua residência, pois quando iniciar as inscrições, você já terá que ter em mente em qual escola deseja matricular seus filhos.

Nesta opção de consulta é possível filtrar tanto pelo ano de escolaridade como pelo bairro e irá aparecer o endereço de todas as escolas do respectivo bairro informado, com o mapa ao lado para que você veja a acessibilidade.

Agora que você já sabe como funciona o cadastro para a matrícula do Rio de Janeiro em 2018, basta seguir todas as instruções direitinho e garantir o ano letivo de seus filhos para 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *